Oferecimento:

O WhatsApp poderá processar judicialmente empresas que enviam mensagens em massa para clientes por meio do WhatsApp Business. O mensageiro colocou em vigor a partir do último sábado (7) uma regra que implica em ações judiciais contra estabelecimentos comerciais que disparam mensagens em lote ou automatizadas. A providência, anunciada em julho pela empresa, poderá também envolver terceiros, como agências de marketing que oferecem plataformas de spam para contratação.

A companhia controlada pelo Facebook afirma que a prática infringe os termos de uso do serviço. A medida vale para a edição comercial do aplicativo e não tem relação com envios em lote na versão regular, por meio das listas de transmissão.

Em comunicado no site oficial, o WhatsApp esclarece que já tomava medidas judiciais contra empresas com traços nítidos de quebra de termos de uso. Dessa vez, a providência irá se estender também a usuários identificáveis por meio de informações públicas disponíveis na web. O mensageiro cita, por exemplo, a publicidade de empresas que vendem serviços que infringem as regras do app de chat.

As mensagens trocadas no WhatsApp Business são criptografadas, assim como na versão tradicional. No entanto, a empresa pode combinar informações públicas, como números de telefone e fotos de perfil, para mapear contas que adotam spam.

Segundo o WhatsApp, seus sistemas de inteligência artificial já suspenderam ou baniram milhões de usuários que quebraram as regras do serviço enviando mensagens em massa. No entanto, não está claro se todas essas contas são de empresas ou incluem também pessoas físicas.

A ferramenta de envio em massa já foi alvo de críticas e abusos durante as eleições 2018 no Brasil, quando foi usada para disseminar boatos e fake news. A polêmica incentivou a criação de recursos de segurança no app, como o aviso de mensagem encaminhada e função para denunciar notícias falsas.

Via WhatsApp

Fonte: Tech Tudo

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
WhatsApp Business processará quem enviar mensagens em massa no app

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas