Oferecimento:

Nesta quinta-feira (16), autoridades espanholas anunciaram que o nível de alerta de erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, do arquipélago espanhol das Canárias, está em amarelo. Segundo pesquisadores, o vulcão poderia provocar um tsunami capaz de atingir todas as Américas.

De acordo com o portal MetSul, o maior impacto seria sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Adormecido há décadas, o vulcão começou a dar indícios de atividade moderada no sábado (11). “Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, em entrevista ao UOL.

Segundo o Instituto Nacional Geográfico da Espanha (IGN-ES), que está divulgando informações em tempo real sobre o Cumbre Vieja em seu site, “a atividade sísmica do vulcão continua a migrar ligeiramente para o noroeste, em profundidades de cerca de 8 km, com 50 terremotos rasos entre 1 e 5 km também sendo registrados”. A instituição afirma que a deformação máxima acumulada atinge cerca de 10 cm.

 “A partir das 9h30 UTC [6h30 pelo horário de Brasília] de hoje, foram detectados 4.530 terremotos na zona sul da ilha de La Palma, dos qual foram localizados um total de 1023. A atividade continua a migrar ligeiramente na direção noroeste. Desde as 00h11 UTC do dia 15 [21h11 do dia 14, pelo fuso de Brasília], 50 terremotos foram localizados em profundidades entre 1 e 5 km. A energia acumulada até agora é de 2,8 × 10 11 Joules”, diz o alerta mais recente do IGN-ES.

Vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, Espanha, pode entrar em erupção. Tsunami capaz de atingir as Américas pode ser uma das consequências. Imagem: Masi Perez – Shutterstock

Erupção explosiva causaria tsunami; magnitude ainda é desconhecida

Teixeira afirma que a hipótese de que um tsunami poderia ser causado pela erupção do Cumbre Vieja já foi confirmada por variadas pesquisas. “Existem diversos estudos já publicados sobre essa possibilidade de tsunami. É uma hipótese real, e ela aconteceria caso houvesse uma erupção explosiva”, conta Carlos Teixeira.

Segundo pesquisa realizada pelo geólogo do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mauro Gustavo Resse Filho, a Ilha de La Palma fica a 4.462 km de São Luís do Maranhão. “Estima-se que a próxima erupção poderá desestabilizar a encosta da ilha devido a fatores como declividade do vulcão, volume de material mobilizado, fatores climáticos e principalmente, a uma zona de fraqueza existente que facilitará a ocorrência do movimento de massa”.

No entanto, para Teixeira, não há motivo para preocupação no momento. “Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor”, explica.

Via Olhar Digital

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Vulcão capaz de provocar tsunami no Brasil pode entrar em erupção

Post navigation


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *