Oferecimento:

A fronteira terrestre entre a Venezuela e o Brasil, em Roraima, já está fechada. É o que informou o governador do estado, Antonio Denarium (PSL), segundo o qual tanques de tropas do regime Nicolás Maduro chegaram ao local por volta das 15h30 da tarde desta quinta-feira (21).

A medida atende a determinação do presidente venezuelano , que estipulou prazo até as 21h desta noite para o fechamento da fronteira com Roraima . A resolução foi uma resposta ao anúncio do governo brasileiro em enviar alimentos e medicamentos ao país, atendendo a pedido de Juan Guaidó, opositor de Maduro que se autodeclara presidente da Venezuela – e é reconhecido por países como os Estados Unidos e o Brasil.

Denarium disse, ao jornal O Estado de São Paulo , que, apesar do gesto de Nicolás Maduro , a ajuda humanitária do Brasil aos venezuelanos não deve ser interrompida. “Se a ajuda vai atravessar ou atravessar a fronteira isso ainda não está definido”, disse. “A ajuda pode ser feita do lado de cá da fronteira”, complementou, explicando que há mais de 5 mil venezuelanos vivendo nos municípios de Boa vista e Pacaraima.

O governador roraimense está em Brasília, onde participou hoje cedo de reunião com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o diretor da Agência Brasileira de Cooperação, embaixador Ruy Carlos Pereira. Um dos assuntos tratados foi justamente a ajuda humanitária aos venezuelanos, o que foi discutido ainda antes do anúncio de Maduro.

O governo brasileiro não se manifestou até o momento a respeito do fechamento da fronteira. Nessa quarta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) exaltou a logística traçada para disponibilizar insumos ao “presidente encarregado” venezuelano, Juan Guaidó .

A  força-tarefa anunciada na terça-feira (19) pelo porta-voz da Presidência, Otávio Santana do Rêgo Barros. A iniciativa envolve, além do Itamaraty e da Agência Brasileira de Cooperação, a Casa Civil da Presidência e os ministérios da Defesa, Agricultura, Cidadania, Saúde e do Gabinete de Segurança Institucional, entre outros órgãos.

 Fonte: Último Segundo – iG 

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Tanques venezuelanos já estão na fronteira com Brasil, diz governador de Roraima

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *