Oferecimento:

Ao longo deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde promove uma programação em alusão à Campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio. Diversas ações serão promovidas no município, com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além das suas formas de prevenção.

A programação terá início nesta terça-feira (03), e segue até o dia 30 deste mês; quando será promovido o ‘Dia D’ da campanha, com uma mobilização social de prevenção ao suicídio, no Largo do Colunata, no centro de Garanhuns. Também vão ser realizadas diversas palestras em instituições públicas e privadas, com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s) e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, que também vivenciam o período.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídios podem ser evitadas. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan); em Garanhuns, 81 tentativas de suicídio foram registradas no período de janeiro até junho deste ano. Deste total, 53 são mulheres e 28 homens.

A secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes, destaca a importância das ações na promoção do amplo debate do tema junto à população. “A saúde mental é uma das nossas prioridades. Temos uma equipe qualificada para ajudar as pessoas e atuar na prevenção do suicídio, que muitas vezes ainda é tratado como tabu pela sociedade”, pontuou a titular da pasta.

Como buscar ajuda — O município de Garanhuns dispõe de profissionais capacitados à orientação dentro da Rede de Atenção Psicossocial, mais especificamente nos dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD e Caps Flores). Além das equipes das Unidades Básicas de Saúde, que contam com o trabalho de psicólogos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), e funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Setembro Amarelo promove atividades de prevenção ao suicídio em Garanhuns

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas