Oferecimento:

Uma programação diversificada marcou o Dia de Garanhuns, celebrado neste domingo (10). Durante todo o dia, várias atividades foram promovidas em alusão aos 208 anos de criação do município. Pela manhã, a série de comemorações teve início com uma queima de fogos, homenageando a data. Em seguida, foi realizada uma solenidade em frente ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal.

Na ocasião, realizaram o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, o representante do 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BiMtz), major Adriano Pelucio, e o representante do 9° Batalhão da Polícia Militar (9° BPM), major Fernandes. Também estiveram presentes o vice-prefeito Haroldo Vicente, vereadores e secretários municipais.

A cerimônia teve a participação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e da Banda do 71° BiMtz. Ao fim das comemorações foi realizado o corte do bolo em alusão ao aniversário da cidade. “Quero deixar aqui os meus parabéns para Garanhuns, e para todos os garanhuenses. Esta data tão importante nos faz lembrar, que sem dúvidas, moramos em uma grande cidade. Trabalhamos diariamente por esse crescimento, com todas as obras que já realizamos e ainda vamos realizar,” pontuou o prefeito Izaías Régis.

A série de comemorações também foi marcada pela segunda edição da Corrida Dia de Garanhuns, promovida pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e das secretarias de Turismo e Cultura; Comunicação Social e Saúde. O evento contou com a parceria do Sesc Garanhuns; da Unopar e da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA). Mais de 700 pessoas participaram da competição de 4,3km, que foi dividida nos naipes: até 18 anos; de 19 a 29 anos; de 30 a 39 anos; de 40 a 49 anos; de 50 a 59 anos e 60+, nas categorias Masculino e Feminino.

Após a premiação, o público contou com uma aula de dança com o instrutor Pabinho. “Além de estimular a saúde preventiva com a Corrida Dia de Garanhuns, também tivemos a finalidade de promover a solidariedade. Cada corredor inscrito doou 2kg de alimentos não perecíveis para que possam ser separados em forma de cestas básicas e doados a moradores de baixa renda do distrito de São Pedro. Juntamente com as doações arrecadadas na última Corrida Hit Run Festival, temos a expectativa de beneficiar 120 famílias do local”, explicou o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio.

Ainda em comemoração ao aniversário da cidade, um culto de agradecimento foi realizado na Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns. Já no período da tarde, o Parque Euclides Dourado foi palco para muita música. A Roda de Sanfona animou o público presente, que também aproveitou para conferir os itens de artesanato e gastronomia da Feira do Parque. Pela noite, uma Missa de Ação de Graças foi realizada na Igreja Matriz de Santo Antônio, com a presença da primeira-dama, Socorro Régis; além do vice-prefeito Haroldo Vicente e da vice-primeira dama, Joselita Barbosa.

IHGCG – O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns realizou uma Sessão Magna de homenagem, com o Professor George Cabral, que atualmente preside o Instituto Histórico e Arqueológico de Pernambuco (IAHGP). Ele ministrou a palestra “Poder, local de autonomia: as câmaras municipais no mundo luso-brasileiro”. O IHGCG também promove, a partir desta segunda (11), a exposição iconográfica de tema “Cantos & Recantos de Garanhuns: Mostra Fotográfica”. A mostra segue até a sexta (15), sempre das 09h às 17h. O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns está localizado na Praça Dom Moura, nº 44, Centro, próximo ao antigo Fórum de Garanhuns.

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS – Pela primeira vez, uma sessão solene em homenagem à criação do município também será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa é do deputado federal garanhuense Fernando Rodolfo e deve ser realizada amanhã (11), no auditório Ulisses Guimarães.

Fonte: Secom PMG

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Programação do Dia de Garanhuns homenageia 208 anos do município

Post navigation


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *