Oferecimento:

Para muitas pessoas, o smartphone é uma janela para o mundo. Mas e se for também uma janela para sua vida privada? Você já pensou que pode estar carregando um espião no bolso?

Imagine se hackers pudessem instalar remotamente spywares – um programa que coleta informações sobre uma pessoa ou empresa, sem seu consentimento, e permite controlar o aparelho à distância – para ter acesso a tudo, inclusive mensagens criptografadas, e até acionar o microfone e a câmera?

Bem, isso não é tão difícil quanto parece, e há evidências convincentes de que este recurso está sendo empregado para rastrear o trabalho de jornalistas, ativistas e advogados em todo o mundo.

Mas quem está fazendo isso e por quê? E o que pode ser feito sobre o spyware que pode estar em nossos bolsos?

Software é tão poderoso que é classificado como arma

Mike Murray é especialista em segurança cibernética na Lookout, empresa que ajuda governos, empresas e consumidores a manterem seus telefones e dados protegidos.

Talvez também te interesse

Ele explica que o software de espionagem mais sofisticado já desenvolvido é tão poderoso que é classificado como arma e pode ser vendido apenas sob condições rígidas, porque ele transforma o telefone em um dispositivo de escuta que pode ser rastreado – e permite roubar tudo que está armazenado no aparelho.

“Quem opera o software pode rastreá-lo pelo GPS. É possível ligar o microfone e a câmera a qualquer momento e registrar tudo o que está acontecendo ao redor. Ele rouba o acesso a todos os aplicativos de mídia social, fotos, contatos, informações de calendário, email, documentos”, diz Mike.

spyware já existe há anos, mas agora estamos entrando em um mundo totalmente novo.

Este software não intercepta dados em trânsito, quando normalmente já estão criptografados, mas quando ainda estão no telefone, assumindo o controle de todas as suas funções – e a tecnologia é tão avançada que é quase impossível detectá-la.

Fonte: BBC

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Por que seu smartphone pode se tornar um espião dentro do seu bolso

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas