Oferecimento:

O Brasil ocupou o quinto lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcasts, de acordo com estudo realizado em parceria com o Ibope. De acordo com o empresário brasileiro, Victor Assis, que é CEO de um dos podcasts mais famosos do momento, o “Podpah”, “o mercado do podcast não é passageiro. É a nova forma de se informar e de se consumir conteúdo”.

A pesquisa do Ibope mostrou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Para Victor, os podcasts serão, inclusive, peça chave nas próximas eleições. “Se as redes sociais já fazem parte da estratégia nas eleições, os podcasts também vão entrar como peça chave”, explicou.

“Um outro exemplo legal da força dos podcasts, é que no game Spider Man que saiu pra PLay Station 5 o personagem chamado Miles Morales, no jogo, se informa via um podcast da internet. Isso reforça que os podcasts serão cada vez mais um formato de informação e entretenimento, chegando em cada vez mais pessoas”, pontuou.

A pesquisa também mostrou que a porta de entrada no mundo do áudio tem algumas motivações em comum. A maior parte dos ouvintes escuta podcasts para buscar entretenimento em assuntos de interesse pessoal (41%).

Victor revelou que o Podpah foi o primeiro podcast a trazer grandes marcas para o cenário no brasil. Como também explicou que “o mercado do Brasil ainda é embrionário, já que existem milhares de podcasts e com o passar do tempo alguns vão se consolidar e virar referência, seja para notícias, curiosidades, esportes e entretenimento.”

As plataformas mais buscadas para o consumo de podcasts são o Youtube (56%), seguido por Spotify (40%), Google Podcast/Play Music (17%), Globoplay (11%), Deezer (9%), Site ou aplicativo do próprio podcast (5,4%) e iTunes (4,9%).

O estudo mostra que 48% ouvem enquanto realizam atividades domésticas, 38% enquanto navegam na internet, 25% aproveitam o momento antes de dormir, 24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo — a mesma porcentagem o faz durante o transporte entre casa e trabalho ou casa e estudo —, 20% escutam durante a realização de atividades físicas e 18% têm o hábito de ouvir enquanto realizam uma rotina de auto cuidado.

A pesquisa destacou que o consumo dos podcasts é mais frequente do que o esperado: 43% dos entrevistados têm o hábito de ouvir podcasts de uma a três vezes na semana, tendo em vista que 16% escutam todos os dias. Além disso, 25% costumam ouvir um montante de uma a duas horas por dia.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Podcast se torna nova forma de consumir conteúdo; empresário explica qual segredo da consolidação do formato

Post navigation


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *