Oferecimento:

Seja Pago para Navegar na Internet.
Baixe e instale o navegador. Experimente o CryptoTab — o primeiro navegador do mundo com recurso de mineração. Mais de 9 milhões de utilizadores em todo o mundo já ganharam com o CryptoTab Browser!

Investir em imóveis é uma excelente alternativa para quem pretende construir um patrimônio sólido e capaz de oferecer uma boa renda extra. Mas qual é o melhor tipo de investimento?

Não existe uma verdade universal. O preço, tamanho e a localização são apenas algumas das diversas variáveis que devem ser consideradas antes da tomada de uma decisão assertiva. Uma delas, e talvez a mais importante, é a escolha entre um imóvel residencial ou comercial. Para isso, é importante verificar o seu perfil: você conhece o mercado? Tem pressa quantos aos resultados? É investidor de longo, médio ou curto prazo?

Considere ainda a atual situação da economia. Afinal, eventuais crises geram desconfianças e posturas mais conservadoras, o que resulta em uma menor procura por imóveis comerciais e na redução de valores de aluguéis.

Com a população empregada, por exemplo, há mais oportunidades para empreendedores. Mas em uma crise, com alta taxa de desemprego e instabilidade, muitos preferem não arriscar e, consequentemente, a procura pela locação de imóveis comerciais cai.


Ainda que o imóvel comercial possa oferecer uma rentabilidade maior, garanta contratos de locação mais longos e renovações menos frequentes, o fato de o mercado de locação residencial ser caracterizado por contratos mais curtos, cria a possibilidade de reajustes maiores aos términos. Já no caso de locações por temporadas, os reajustes são ainda maiores. Neste sentido, a ocupação de imóveis residenciais é menos dependente da situação da economia.

Em tempos crise, é comum o aumento no número de empresas que encerram as atividades ou reduzem o ritmo dos negócios, o que gera uma taxa de desocupação maior de propriedades comerciais, algo que não pode ser ignorado pelo futuro investidor.

Vale destacar que imóveis residenciais ainda possuem a seu favor, o altíssimo índice de velocidade de locação – quando se perde o valor de mercado, uma casa costuma ser alugada em até três meses.

Essencialmente, é necessário avaliar as opções existentes antes de escolher o imóvel certo para o seu bolso. A decisão deve ocorrer somente após a análise criteriosa dos fatores que podem influenciar o seu rendimento com um imóvel, seja ele residencial ou comercial. Essa análise precisa levar em consideração tanto o cenário econômico atual, quanto o seu perfil de investidor.

Para finalizar, uma boa pesquisa de mercado para escolher o melhor imóvel possível, aliadas às simulações de crédito em busca das melhores taxas de financiamento imobiliário, são essenciais para alcançar bons resultados durante a jornada.

Samuel Ferreira da Silva, gestor imobiliário do Grupo MBL (Silva Empreendimentos e Fonsil)

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Para o investir, qual é a melhor opção, o imóvel residencial ou comercial?

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *