Oferecimento:
Acabou a ansiedade! O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) às 12h desta segunda-feira (28), no horário de Pernambuco. Candidatos podem conferir se foram aprovados ou não na página do sistema. Ao todo foram oferecidas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o Brasil.
Para quem passou, é hora de providenciar documentos para a matrícula, realizada nas instituições de ensino a partir de quarta-feira (30). Portanto, vale acessar os editais para saber tudo que a universidade exige. O período de matrícula acaba segunda-feira (dia 4)
Aqueles que não conseguiram aprovação devem se inscrever na lista de espera a partir desta terça-feira (29) até dia 5 de fevereiro. Esses alunos, caso sejam remanejados, serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
Segundo o MEC, esta edição teve teve 1.823.871 de inscritos e 3.492.751 inscrições, considerando que cada pessoa se inscreve em até duas opções de curso.
Ainda de acordo com o ministério, o total de inscritos corresponde a 51% dos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e que estavam habilitados a participar da seleção. O percentual, reforça o órgão, é compatível com a média das edições anteriores do Sisu.
Mudanças
A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções feitas na hora da inscrição não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
Fonte: Blog do Fera/JC Online