Oferecimento:

A faixa, disponível em todas as plataformas de streaming, faz parte do primeiro álbum de Lafetah, “O Bestiário”
Em 2020, a população brasileira assiste seu país construindo cemitérios de matas, culturas e pessoas. São mortes rodeadas de mentiras que em meio a jogos de interesses e o avanço da tecnologia, se espalham 7 vezes mais que notícias verdadeiras e causam danos irreparáveis. É nesse contexto que Lafetah lança, neste dia 28 de outubro – dois anos após as “eleições das fake news”, o clipe Leviatã, disponível no YouTube do cantor. A música conta com a participação do rapper ViniJoe.

Aperte o play: https://www.youtube.com/watch?v=xSHhl2zfKLc&feature=youtu.be

Com a premissa “Verdades serão ditas”, o episódio começa com um panorama histórico desde Jesus, passando pelas grandes navegações, ditadura militar até chegar no episódio atual na era da internet e das fake news. Como forma de alertar e provocar o público sobre novas ferramentas de disseminação de mentiras, o clipe usa deep fake (inteligência artificial usada para recriar rostos e vozes) de forma inédita em um clipe musical brasileiro, para escancarar políticos que disseminam, financiam e se aproveitam de esquemas de fake news.
“Mas se é vida ou morte pra quem não tem sorte, agora é uma questão de opinião”. É um trecho da música de Lafetah, cantado no clipe pelo rosto artificialmente reproduzido de Jair Bolsonaro. “Não é só pelo impacto, mas também para criarmos um senso crítico diante disso tudo que estamos vivendo. Não é hora de ficarmos calados. Precisamos compartilhar verdades para quebrar a corrente de mentiras.”, comenta o artista.

Ao longo do clipe, acompanhamos dois universos paralelos: Lafetah, como um ser fantástico que num programa de TV, derrota o verdadeiro Leviatã – representante de um estado autoritário pela definição do filósofo Thomas Hobbes -, e Vinijoe, que do outro lado da tela, assiste ao show. Os universos até então separados, se fundem quando o rapper instigado pelo desejo de também falar algumas verdades para os poderosos, decide que é hora de trazer à tona sua realidade, há tanto inviabilizada. “Queremos ter voz e cutucar a sociedade para abrir os olhos e enxergar tudo isso que está acontecendo. Estamos cansados de tanta mentira e violência.”, diz ViniJoe.

Um cantor gay, um rapper negro e uma diretora mulher. A tríade que está a frente deste projeto experimenta na prática parte dessas consequências e convidam à transformar estes padrões. “Na escola, no mercado, na sala de casa. As notícias falsas fazem parte do nosso cotidiano, não é só uma preocupação, é parte da realidade assim como suas consequências. Este clipe não é sobre verdades subjetivas, é sobre mentiras que vivemos e compartilhamos. Um convite ao discordar, duvidar, discutir, desde que embasado em premissas verdadeiras. Só o básico mesmo, construir opiniões a partir de notícias reais.”, conta Isadora Canela, diretora do clipe.

#compartilheumaverdade

Leviatã – Ficha Técnica
Direção: Isadora Canela
Fotografia: Hugo Haddad
Assistente geral: Alan Coratto
Edição: Isadora Canela
Motion e gráficos: Alan Coratto
Finalização de cor: Fine TV
Sound design, mixagem e masterização: Matheus Tiburcio
Produção executiva: Camila Alvarez e Isadora Canela
Direção de arte e cenografia: Camila Alvarez
Figurino: Rodrigo Fraga
Maquiagem: @sem.base
Lettering: Danilo Alvarez
Atores: Téo Cabral, Gustavo Durso e Rick Santana
Motoqueiros: Guuh da Norte, Et do Grau, ÉoGui_031 e Terrorista G4
Apoio: Serra do Derrete, Adelaide Store e Brechó Mordeu a língua

Sobre Lafetah
Cantor e compositor mineiro, Lafetah vem se destacando como expoente LGBTQI+ da nova onda pop de Belo Horizonte, misturando música e teatro, pop e indie, vídeo e poesia, em um trabalho profundo e denso, porém dançante e inovador em sua proposta.
Em 2018, ele lançou seu EP de estreia “Insone”, e agora em 2020, em uma nova fase de sua carreira, lança seu primeiro álbum, “O Bestiário”, tomando o rumo das profundezas do mundo Pop e suas vertentes, mas sem perder a suas raizes árabes.
Dono de uma voz potente e marcante, além de uma presença de palco hipnotizante, Lafetah começou a cantar ainda criança, influenciado pela MPB e pelo pop, participando de corais e peças musicais além de começar a esboçar suas primeiras composições musicais. Após trabalhar como crooner em diversas bandas de baile, Lafetah formou sua primeira banda em 2018, e começou a apresentar suas canções autorais para o grande público.

Sobre ViniJoe
Vinícius Geovane, conhecido como “ViniJoe”, é um mc do Aglomerado da Serra descoberto no projeto social Lá da Favelinha, onde começou a se apresentar em diversos palcos de Belo Horizonte. Representado pela produtora e gravadora independente Caviar Entretenimento, ViniJoe está lançando sua carreira solo e participando de diversos projetos do rap de MG.
Abrindo e construindo seu espaço com músicas representativas, dançantes e cativantes, que condizem com sua realidade e relatam sua vivência, em outubro de 2020 ViniJoe lançará sua primeira mixtape que contará com seis músicas abordando temas como racismo, liberdade, amor e representatividade.
ViniJoe teve seu primeiro EP “Numa Madrugada” lançado em dezembro de 2019, que abriu portas para apresentações, singles e participações especiais juntamente a outros artista, como por exemplo Well, Tchouzen e Mirréiz (Noroeste Side), Calixto (In’Rua), Douglas Din, entre outros.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Leviatã: isso não é um documentário, mas se baseia em mentiras reais

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *