Oferecimento:

Sem utilizar qualquer tipo de vírus, criminosos usam números de celular expostos em anúncios na internet para atrair as vítimas. Um novo golpe envolvendo o WhatsApp vem ganhando força no Brasil. A armação funciona da seguinte forma: os criminosos usam os dados presentes em anúncios online para clonar o WhatsApp de usuários, e tentar pedir dinheiro para familiares e amigos da vítima.

O golpe começa em plataformas como o OLX e o Mercado Livre, que costumam pedir um número de telefone para os interessados em anunciar determinado produto no site. Os criminosos pegam o número de telefone e mandam mensagens à vítima, dizendo que é necessário enviar um código de confirmação que chegará via SMS para terminar o cadastro.

A questão é que esse código é, na verdade, o autenticador de duas etapas do WhatsApp da vítima, a última peça necessária para o golpista clonar a conta. Assim que a clonagem acontece, a vítima perde acesso ao aplicativo, que passa a ser controlado pelo criminoso, que entra em contato com amigos e familiares da vítima para pedir dinheiro.

Como o processo acontece de forma muito rápida, usuários desatentos acabam acreditando na história.

As mensagens chegam no seguinte modelo:

Mais de 300 pessoas já sofreram com esse tipo de tentativa de invasão de conta por criminosos, que deixam de lado o vírus e apostam na confiança que a vítima tem nas plataformas de anúncio e venda online.

Para se proteger do golpe é necessário ter a verificação em duas etapas do WhatsApp ativada e ficar atento ao receber e-mails de serviços que deixam dados de contato expostos publicamente.

Via: UOL

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Golpe clona WhatsApp via anúncios na internet; saiba como se proteger

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas