Oferecimento:

De um modo geral o garanhuense é predestinado a  nascer com uma certa obrigação de amar Garanhuns   sobre todas as coisas. Afinal ter a bênção de nascer ou residir em uma povoação abençoada e com o apelido de Suíça pernambucana  e ainda por cima na cidade mais bonita do Estado é algo a ser admirado. Certa vez lendo um livro do poeta paraibano Noaldo Dantas enchi-me de inspiração(apesar de não ser poeta) e fiz esta singela homenagem à terra da garoa, sem antes agradecer e ter plena certeza ou nenhuma dúvida que além de bom brasileiro, DEUS é garanhuense. Por isso sou capaz de imaginar  o dia da criação de Garanhuns: “Ô Santo benfeitor pegue o estoque de neblina mais pura e jogue dentro das manhãs encharcadas de frio e cubra seus campos com o verde dos gramados, parques e jardins; faça das flores um espelho do Céu; quero os entardeceres multicoloridos nas Sete Colinas e aquelas fontes de água mineral que estávamos guardando para uso particular, coloque-as nesse paraíso terrestre.”

Pois bem!!! Muito me admira ver o amor exacerbado  de Izaías Régis por Garanhuns sendo manifestado  nos quatro cantos da cidade,  e Givaldo Calado, hein? Esse é um enamorado inspirado pela paixão é o que podemos chamar de paixonite aguda pela terra de Simôa.  Só que, nessa galeria entra mais outro:  Hélder Carvalho… É impressionante o amor que esse Jovem rapaz nutre por Garanhuns… Parafraseando o compositor Del Feliz, o importante não é a cidade onde ele mora, mas onde, nele, a cidade mora”. Segundo palavras do prefeiturável ao chegar à prefeitura de Garanhuns em 2021, Cultura, Turismo  e ambientalismo  terão papéis centrais no governo dele.

Recentemente fui conhecer um projeto ambientalista que será implantado por Hélder Carvalho, ainda este ano, intitulado ” Garanhuns Eco Parque” será um parque natural  com um elevado valor paisagístico  situado entre a malha urbana de Garanhuns, logo abaixo do Parque Pau Pombo com destino ao balneário/piscina de Antônio Justino. Lá,  a  paisagem natural apresenta uma grande diversidade ecológica, e diversos cursos d’água que se tornam habitat de variadas espécies arbóreas. O parque terá  espaço para prática do turismo de aventura, ecoturismo, entretenimento, treinamento corporativo, educação e pesquisa ambiental diversos roteiros e trilhas com extensões que variam em cerca de quatro hectares, bem como, diversos níveis de dificuldade, que atendem a todos os públicos, mais de 30 brinquedos, como tirolesas, mini golf, rapel, paredão de escalada, aquaball, paintball,  arco e flecha, roover board , arvorismo, trilhas, passeio a cavalos, passeio de charretes ea grande sensação a “pista de gelo”, além de um  museu que  preservará a memória do mestre DOMIGUINHOS.

Para além do fator econômico, a cultura é um aspecto central da identidade REGIONAL, estadual e nacional de um país. Dos cerca de dez pré candidatos a prefeito de Garanhuns, não encontrei um, sequer, que tenha colocado a cultura ou ambientalismo  em um papel tão central como pretende Hélder Carvalho   em seu programa de governo. Para ele, a Cultura terá um papel estratégico, e será um dos eixos centrais do seu Projeto Regional de Desenvolvimento. Não é à toa que, com seus parcos recursos está implantando um empreendimento particular para preservar a identidade e a agigantada história cantada em verso e prosa  pelo sanfoneiro garanhuense  Dominguinhos.

Por ser conhecida como Cidade Jardim, a oferta de bens e serviços culturais  para Garanhuns deve ser vista como uma forma de lazer e inclusão social, fortalecimento da cidadania e inclusão econômica, assegurando à juventude alternativas e perspectivas saudáveis e dignas para o seu futuro. A ideia do programa é que haja estímulo à cultura, dando ênfase necessária para que Garanhuns, em definitivo,  se reconheça na sua diversidade regional, nas suas diversas expressões tradicionais e históricas, como também nas novas estéticas, no ambientalismo de vanguarda, de novas linguagens, passando pela culinária, hábitos alimentares, artesanato, artes cênicas, artes plásticas, cinema, audiovisual e a música, naturalmente compreendendo o lugar merecido que pode ser desempenhado pela Banda Municipal Manoel Rabelo.

Esta é uma compacta biografia do pensamento de um cidadão que há três décadas mora em Garanhuns e Garanhuns está incrustado nele. Como costuma dizer através de palavras ditas, caminhos escolhidos e sonho a se realizar,  o importante não é a cidade onde eu resido , mas onde,  a cidade mora em mim”. Além de orgulhoso, o sentimento de Hélder Carvalho também é de gratidão ao lugar que o acolheu. “Garanhuns me adotou e hoje me considero filho da cidade. Aqui formei minha família, constituí todo meu patrimônio, que não é grande, mas é meu”, diz o cidadão que mora em Garanhuns e Garanhuns mora nele.

Por Altamir Pinheiro

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
GARANHUNS PODE GANHAR PARQUE AMBIENTAL

Post navigation


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *