Oferecimento:

As férias de verão chegaram e, em um ano marcado pela pandemia do coronavírus, as atividades com as crianças e a valorização da infância se tornaram ainda mais importantes.  Com suas rotinas modificadas com aulas remotas, encontros por meio da tela, vínculos e visitas suspensos, qual a melhor maneira de vivenciar as férias e valorizar o brincar com as crianças?

Brincar é antes de tudo um direito das crianças que deve ser garantido, mas tornou-se uma ferramenta ainda mais importante de expressão e comunicação no momento atual. “A brincadeira é uma maneira de explorar os sentimentos e as emoções dos pequenos. Diante de tantas mudanças desse ano, aproveitar as férias para brincar é uma garantia de desenvolvimento e bem-estar físico e emocional”, explica Sheila Pomilho, diretora do Marista Escola Social Irmão Justino.

Novo normal e espaços limitados

As brincadeiras sempre foram um momento importante de contato e convivência social, seja em casa, na escola ou em outros espaços. Porém, com a pandemia, esse cenário se modificou e exige a presença ainda mais efetiva dos adultos. “No período de férias, a criança gosta de estar com a mente livre, de poder interagir com os objetos, criar suas próprias histórias e lembranças. Diante do novo cenário, é uma oportunidade para os pais e famílias fortalecerem o vínculo”, reforça Sheila.

Neste período, é essencial ter compreensão do momento que estamos vivendo. “Férias é um tempo de muitas descobertas e possibilidades, o brincar estimula a criação por meio de sons, cores e movimentos. Ao brincarem juntos, os vínculos entre pais e filhos são fortalecidos”, afirma Sheila.

A especialista em dá dicas de como aproveitar as férias com brincadeiras para todas as idades:

1) Use a imaginação 

Mesmo sem qualquer recurso, é possível criar brincadeiras por meio da imaginação, como contar histórias, montar cabanas, criar teatros, responder perguntas apenas com palavras que comecem com seu próprio nome. Mímicas e imitações também rendem bons momentos de diversão.

2) Materiais reutilizáveis 

Muitas das brincadeiras favoritas das crianças envolvem o processo de criação e nessa hora vale utilizar diversos itens, como garrafas de plástico, que podem virar um telefone sem fio, caixas de papelão que podem ser transformadas em uma cabana ou uma máquina de escrever ou caixas de sapato que podem virar bonecos e bonecas. “A criança valoriza o processo de decidir com quais materiais quer criar, o que fazer e como fazer, esses momentos incentivam ainda mais a criatividade e a imaginação”, reforça Sheila.

3) Conte com a natureza

Com a distância de espaços da natureza, aprender sobre a preservação também pode render momentos de entretenimento em casa, além de serem importantes para o desenvolvimento das crianças. Plantar um vaso utilizando um copo descartável ou feijão no algodão, olhar o céu, a mudança do tempo,  o movimento das nuvens, ouvir o canto dos pássaros e compará-los, entre tantas outras possibilidades fazem com que a criança entre em contato com esse universo.

4) Convide outras pessoas para brincar à distância

Usar a tecnologia para encontros virtuais e propor brincadeiras, mesmo que por meio da tela em um tempo limitado, como encontrar o primeiro objeto que inicie com determinada letra do alfabeto, é uma atividade para todas as idades e ainda ajuda a diminuir as saudades de colegas ou familiares.

5) Se aproprie do mundo do faz de conta

Nessas férias é importante usar a imaginação, uma rodada de contação de histórias, um desfile com chapéus de papelão ou até mesmo uma sessão de fotografias com o celular. “O mundo do faz de conta já faz parte da criança, e nada melhor do que o adulto demonstrar interesse por esse universo da criança para entender as suas emoções e viver momentos divertidos e com significado”, sugere Sheila.

Marista Escolas Sociais:

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. https://maristaescolassociais.org.br/

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
FÉRIAS: BRINCAR CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO E BEM-ESTAR

Post navigation


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *