Oferecimento:

“Nesta semana, o Sport anunciou um novo técnico”. A frase que deveria ser usada, em princípio, poucas oportunidades durante uma temporada, tornou-se uma expressão banal na Ilha do Retiro de 2008 para cá. Com a chegada de Milton Mendes, na quarta-feira (25), o Leão tornou-se a segunda equipe entre todas que disputam a Série A em 2018 que mais trocou de técnico nos últimos 10 anos.

Foram 29 treinadores diferentes, rendendo uma média de um novo comandante a cada quatro meses. Os números só são inferiores ao rival regional, Bahia, que teve 31 mudanças de comando.

Quando voltamos a analisar o cenário rubro-negro, vemos que a situação é ainda mais crítica, visto que, dos 29 profissionais, apenas um passou mais de uma temporada inteira no comando: Nelsinho Baptista. O feito aconteceu durante a campanha histórica que culminou no título da Copa do Brasil em 2008 e a participação na Copa Libertadores da América no ano seguinte.

Outra tendência é a repetição de nomes que já estiveram à beira do gramado rubro-negro em oportunidades anteriores. Seis treinadores tiveram passagens repetidas entre 2008 e 2018. Foram eles Nelsinho Baptista, Mazola Júnior, Daniel Paulista, Eduardo Baptista, Sérgio Guedes e Geninho. Além disso, outros três com trabalhos únicos já haviam comandado o Sport antes: Hélio dos Anjos, Emerson Leão e Givanildo Oliveira.

Ironicamente, os melhores aproveitamentos do Leão não aconteceram com técnicos ‘medalhões’. Pelo contrário. Nomes como Oswaldo de Oliveira, Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão não tiveram sucesso, tendo o 5º, 6º e 8º piores aproveitamentos entre todos da lista, respectivamente.

Por outro lado, o top 3 dos melhores números vieram justamente de treinadores sem a mesma ‘grife’ dos citados acima. Givanildo Oliveira (2010), teve 69% de aproveitamento, enquanto os, até então interinos, Daniel Paulista (2016) e Mazola (2011), tiveram 66% e 65%, nesta ordem.

Em tempo, Milton Mendes fará a sua estreia no comando do Sport no próximo domingo (30), diante do Atlético-MG, às 16h, em Belo Horizonte. Atualmente, o Leão está na vice-lanterna com 24 pontos somados e a quatro de sair da zona de rebaixamento.

Fonte:Blog do Torcedor NE 10

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Da Série A, Sport é o 2º que mais trocou de técnico nos últimos 10 anos

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *