Oferecimento:

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, tiveram a ideia inusitada de criar uma espécie de celular para cachorros. Denominado de DogPhone (cachorrofone, em tradução livre), o aparelho permite que os pets entrem em contato com seus donos por meio de videochamadas.

O modo de operação é simples: quando o cão chacoalha uma pequena bola, um sensor de movimentos acoplado ao brinquedo inicia uma chamada de vídeo utilizando um notebook próximo. Além disso, o ‘Cachorrofone’ também permite que o pet atenda às ligações da mesma forma.

Ilyena Hirskyj-Douglas é especialista na interação dos animais com a tecnologia — Foto: Reprodução/University of Glasgow

Uma das idealizadoras do aparelho foi a doutora Ilyena Hirskyj-Douglas, especialista em interações entre animais e computadores. O projeto veio à tona quando a pesquisadora percebeu que existiam muitos dispositivos que permitiam que os donos entrassem em contato com seus animais de estimação, mas nenhum que possibilitasse aos pets iniciarem a interação.

“Ninguém sabe realmente o que um cão faria se tivesse o controle sobre uma videochamada. Este design foi projetado para apenas ver o que o cachorro faria se tivesse controle sobre o vídeo e sobre a internet”, detalhou Hirskyj-Douglas em um vídeo oficial.

Segundo os criadores da tecnologia, outra motivação para a pesquisa foi a flexibilização das medidas de isolamento social, com o retorno gradual às atividades presenciais. Muitos cães, outrora acostumados com a presença dos donos em tempo integral, passaram a desenvolver ansiedade após os seus melhores amigos voltarem a trabalhar e estudar fora de casa.

Via Tech Tudo

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Cientistas criam ‘cachorrofone’ em que dog liga para o próprio dono

Post navigation


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *