Oferecimento:

O aumento de 20% no preço do Expresso Folia, que leva passageiros de shoppings aos focos do carnaval, e a interdição da Ponte Duarte Coelho a partir da terça-feira (26) estão entre as novidades divulgadas pela Prefeitura do Recife, nesta quinta-feira (21), no esquema de mobilidade do carnaval. 

O plano foi feito para o transporte público e privado, mas não há esquema especial para os carros que fazem transporte privado de passageiros por aplicativo.

Utilizado há 18 anos como uma das formas de chegar ao Galo da Madrugada e ao Bairro do Recife, o Expresso da Folia passou de R$ 10, em 2018, para R$ 12 em 2019. Os ônibus partem dos shoppings Recife, RioMar, Plaza e Tacaruna e o valor da passagem dá direito à ida e à volta de cada folião.

De acordo com a CTTU, a subida de preço do serviço, que feito em parceria com os shoppings, é motivada pelo aumento dos custos da operação.

“Houve aumento de combustível, de valor de pessoal. É importante que o folião planeje o deslocamento e leve em conta os critérios econômico e de facilidade de deslocamento”, explica a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.

Em contrapartida, a presidente da Autarquia alega que houve um aumento da frota em relação ao carnaval de 2018 – de 30 para 39 veículos. O tempo de espera entre cada ônibus se mantém o mesmo do ano anterior, alternando entre 10 e 15 minutos. “Nos principais focos do Carnaval, o Expresso da Folia tem prioridade no deslocamento”, diz.

Aplicativos sem esquema especial

O transporte de passageiros por meio de aplicativos não será permitido nos corredores de transporte público. A autarquia explica que é necessário o cadastramento de todos os motoristas para a montagem de um esquema exclusivo para esse tipo de transporte, o que está previsto para acontecer a partir de março.

“Estamos trabalhando em um edital de credenciamento para lançarmos depois do carnaval. Com o documento, vamos saber o número de veículos, de motoristas e de aplicativos que operam aqui. Ainda estamos definindo esse padrão de comunicação da prefeitura com as empresas”, diz Taciana.

Com a decisão, os motoristas de aplicativo não têm vantagem em relação aos demais carros e precisam obedecer os bloqueios e determinações voltadas a veículos particulares.

Ponte Duarte Coelho interditada

De acordo com a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, a antecipação em um dia da interdição da Ponte Duarte Coelho, em que fica o galo gigante, foi um pedido da Fundação de Cultura. A ponte fica fechada a partir das 22h.

“A partir da manhã da quarta-feira [27], todos os ônibus e táxis vindos da Avenida Conde da Boa Vista terão que girar à esquerda na Rua da Aurora”, afirma Taciana.

Essa é a primeira etapa da operação Galo da Madrugada, que busca facilitar o acesso e permanência de foliões antes do tradicional bloco recifense. Também serão montados bloqueios nos cruzamentos entre a Avenida Conde da Boa Vista e a Rua da Aurora, entre a Rua do Sol e a Ponte Duarte Coelho e entre as avenidas Dantas Barreto e Guararapes.

A segunda etapa, iniciada a partir das 21h da sexta (1º), com o fechamento de ruas dos bairros de São José e Santo Antônio, como a Siqueira Campos, Rua do Sol, Imperial e Avenida Guararapes. A previsão é de liberar essas vias às 20h do sábado (2).

A terceira etapa da operação, no sábado (2), dia do desfile, vai das 5h às 20h, com o fechamento da Avenida Engenheiro José Estelita, com liberação exclusiva para a passagem de ônibus e táxis. Carros operando aplicativos de transporte privado de passageiros não têm a passagem permitida na via.

Para quem vem da Zona Sul, a sugestão é usar a Avenida Governador Agamenon Magalhães para chegar ao Centro. Ainda na terceira etapa, a CTTU vai fechar o cruzamento entre as avenidas Cruz Cabugá e Mário Melo. Dessa forma, ônibus e e outros veículos devem retornar pela própria Cruz Cabugá ou seguir pela Rua dos Palmares.

Há, também, um bloqueio da Rua Princesa Isabel a partir do cruzamento com a Rua do Hospício, fazendo com que os condutores que vêm da Rua do Príncipe dobrem à esquerda na Cruz Cabugá, no sentido Olinda. A previsão é de que a Ponte Duarte Coelho tenha o tráfego liberado na quarta-feira de Cinzas (6), após a desmontagem da estrutura do galo gigante.

Outras pontes interditadas

A Ponte Princesa Isabel fica bloqueada para tráfego misto a partir do=as 5h do sábado, 2 de março, com circulação permitida somente para ônibus e táxis. A Ponte Giratória, por sua vez, tem bloqueio a partir das 14h da sexta, 1º de março, até as 5h da quarta (6).

As pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo ficam bloqueadas para a circulação de veículos das 20h do sábado, 2 de março, até as 5h da quarta-feira de Cinzas. O tráfego é liberado somente para pedestres e ambulâncias, caso seja necessário.

A Ponte do Limoeiro fica aberta para tráfego misto e dá acesso aos estacionamentos com vagas gratuitas liberadas em prédios públicos. Caso as 1,8 mil vagas se esgotem, é possível que haja o fechamento da ponte para carros particulares.

Táxis e estacionamentos

Durante o carnaval, táxis do Recife e de oito outros municípios da Região Metropolitana estão autorizados a circular pela capital pernambucana. O convênio, iniciado desde a quarta (20), é válido até o dia 6 de março.

Para facilitar a mobilidade dos foliões, a CTTU planejou a implantação de pontos provisórios de táxi entre os dias 1º e 6 de março. Os pontos ficam na Ponte Giratória, na Avenida Martins de Barros (nos cruzamentos com a Ponte Maurício de Nassau e Ponte Buarque de Macedo), no cruzamento entre o Cais do Apolo e a Ponte Buarque de Macedo e no Cais de Santa Rita.

Para quem optar pela ida ao Bairro do Recife utilizando veículos particulares, haverá estacionamentos gratuitos na Prefeitura do Recife, no Tribunal Regional do Trabalho e no Tribunal Regional Federal, no Cais do Apolo. Há, ao todo, 1,8 mil vagas disponíveis, sendo 1,5 mil para carros e 300 para bicicletas e motos.

Na abertura do carnaval, no dia 1º de março, os estacionamentos ficam disponíveis das 18h às 4h do sábado (2). Nos demais dias, os espaços abrem das 12h às 4h.

“Os horários serão cumpridos e pedimos que os foliões não esqueçam seus veículos nos locais. Caso isso aconteça, só será possível pegar os carros, motos e bicicletas no dia seguinte”, afirma Taciana Ferreira.

Fonte: G1

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Carnaval do Recife tem aumento de preço do Expresso da Folia e interdição antecipada de ponte

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *