Oferecimento:

A cinco dias dos atos programados para o 7 de Setembro , o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não é preciso se preocupar com as manifestações previstas e que o desejo dele é buscar a paz. Mas voltou a ser provocativo e irônico com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e os convidou, junto com outros integrantes das Cortes superiores, se desejarem, a subir no caminhão de som na próxima terça-feira. Mais cedo, o presidente do STF, Luiz Fux, havia defendido a necessidade de que os atos sejam pacíficos.

“O Brasil está em paz. Falta uma ou outra autoridade ter a humildade de reconhecer que extrapolou. E trazer a paz. Ninguém precisa temer o 7 de Setembro. Estarei aqui na Esplanada, usarei a palavra e usarei o carro de som na Paulista, que deve ter dois milhões de pessoas. Como disse o ministro Fux (presidente do STF) hoje: “Não pode haver democracia se não houver respeito à Constituição”. Parabéns, ministro Fux. É o que eu quero também”, afirmou Bolsonaro, em discurso numa solenidade no Palácio do Planalto na tarde desta quinta-feira.

Na abertura da sessão de julgamentos desta quinta-feira, Fux pediu que os atos ocorram “com senso de responsabilidade cívica e respeito institucional, independentemente da posição político-ideológica que ostentam “.

“Num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas; por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaça”, disse o presidente da Corte.

Bolsonaro, por sua vez, afirmou ainda que não está organizando nada para o dia 7 e que só está sendo convidado, e chamou as autoridades do Judiciário a acompanhá-lo no ato.

“Quem quiser subir no carro de som, e ver um ou dois milhões de pessoas, e se quiser fazer uso da palavra, eu garanto essa palavra. Não teremos outro grito de independência. Já somos independentes”.

 

Bolsonaro afirmou que os atos serão demonstração da democracia, num “mar verde e amarelo”.

“Uma boa imagem vale mais que um milhão de palavras. E mostrar para vocês o que essas pessoas estão pedindo. Estão pedindo o óbvio, o que temos a obrigação de fazer. Por que um ou dois não querem fazer? Que poder eles têm? A caneta, como uma arma, pode ser usada para bem ou para o mal”.

Ao citar os ministros do STF, em tom de ironia, Bolsonaro era aplaudido pelos convidados, que participavam do lançamento de um pacote de obras ferroviárias no Palácio do Planalto. Além de Fux, o presidente citou também o ministro Alexandre de Moraes e afirmou que ninguém é mais criticado que ele (Bolsonaro) nas redes.

Via IG

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
Bolsonaro rebate Fux e diz que ‘ninguém precisa temer’ manifestações

Post navigation


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *