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Um dos maiores desafios para o empreendedor atual é definir quais são as melhores estratégias para aumentar seus resultados e crescer com consistência dentro de uma arena supercompetitiva que é a Arena 5.0.

Entramos na era da internet 5G e com ela um mundo conectado cheio de grandes oportunidades. Essa nova geração de conexão de internet móvel oferece velocidades ultrarrápidas, permitindo que mais usuários acessem a internet móvel ao mesmo tempo. Com isso teremos mais avanços na robótica e na Inteligência artificial, além do metaverso, essa espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Empresas dos mais variados segmentos do varejo a educação, já estão investindo nesse mercado.

Essa tecnologia é tendência e vai ganhar espaço nas empresas rapidamente. Eventos de inovação, shows virtuais, desfiles de moda, vários produtos criados para avatares. Tenho certeza de que em algum momento nos últimos meses você já ouviu falar no metaverso. Esse termo ganhou força em 2021, quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome do seu grupo de empresas, especificamente o Facebook, para Meta.

Uma pesquisa feita pela Accenture Technology Vision aponta que 55% dos consumidores concordam que as suas vidas e meios de subsistência estão migrando para espaços digitais. Essa mesma pesquisa mostra que 90% dos executivos das organizações líderes de mercado acreditam que as empresas deverão ultrapassar os limites do mundo virtual para torná-lo cada vez mais real.

Vamos refletir, sua empresa já está preparada para ter sucesso na Arena 5.0?

Investir em tecnologia e capital humano é fundamental para acompanhar essas tendências. Os empresários precisam entender o local onde estão competindo, conhecer seus concorrentes, quais tecnologias estão utilizando e não desistir de treinar e capacitar os seus colaboradores. Grandes empresas estão se tornando escola de negócios, por isso invista sempre na qualificação do seu time.

Para ajudá-lo nessa jornada, quero trazer aqui algumas dicas retiradas do famoso livro de Michael Porter – Vantagem Competitiva:

Vantagem competitiva: Destaque quais são os seus diferenciais, por que seu produto ou serviço se destaca no mercado.

Ofereça valor ao cliente: desenvolva em seu time comercial a habilidade de agregar valor. Vamos dar o exemplo do iPhone da Apple, por que as pessoas desejam e querem o Iphone? Não se trata somente de funcionalidades, os clientes querem esse produto pelo status, necessidade de pertencimento a um grupo seleto de usuários.

Seja insubstituível: busque criar uma vantagem competitiva para que outros concorrentes não apresentem vantagens competitivas sobre a sua empresa, não permita ser copiado facilmente por outras empresas.

Em um cenário desafiador, o empreendedor de sucesso precisa de coragem para ousar e inovar. Acompanhe as novas tendências, acredite no seu país, desenvolva o seu time e tenha muito sucesso na sua jornada de empreendedorismo.

Por Ricardo Silva Machado – instrutor de cursos de Gestão no Senac Goiás (go.senac.br), coordenador e professor de pós-graduação com 21 anos de experiência na área comercial

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Arena Competitiva 5.0 – O presente já é digital

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