Oferecimento:

Com o objetivo de estimular o hábito da leitura já na infância, o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns realizou durante o FIG   dois encontros de mediação de leitura na Praça da Palavra. As ações marcaram o início do Filig, que chega a 4ª edição este ano  e foi realizada durante a realização do Festival de Inverno. O projeto foi idealizado pela Ferreira Costa em parceira com a Proa Cultural.

No domingo dia (22) e na sexta-feira (27),  a mediadora e professora Yalle Feitosa. Natural de Garanhuns, foi a primeira pernambucana a integrar a Red International de Cunetacuentos, uma organização espanhola que certifica, em 46 países a atividade da garanhuense. Durante as atividades, que são voltadas às crianças com idade de 3 a 12 anos, ela fez a leitura do livro “Sapatos Trocados”, assinado pelo premiado escritor indígena Cristino Wapichana.

A escolha pela obra já está ancorada no tema deste ano do Filig “Um povo em forma de histórias”, que vai permear todas as atividades do festival, seja em ações pontuais ou durante a culminância. “Até novembro, não só faremos ações que remetem aos indígenas, mas vamos dialogar com as comunidades para que façam parte de todas essas construções e realização do evento”, defende Flávia Chiba, Gerente de Marketing da Ferreira Costa.

Além da mediação de leitura do “Sapatos Trocados”, os encontros promoveram uma campanha de solidariedade seguindo o nome da obra. Durante as atividades, calçados masculinos e femininos foram arrecadados. Além desses pontos, a loja da Ferreira Costa, na Avenida Santo Antônio, 515, Centro, foi um dos pontos de coleta. O volume arrecadado foi doado para uma instituição.

Filig – A quarta edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns terá seminários de formação para professores, bibliotecários e mediadores de leitura todos os meses, tendo culminância entre os dias 18 e 20 de outubro. Durante o período, o festival vai promover séries de atividades literárias gratuitas para família. O Filig é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, idealizado pela Proa Cultural e Ferreira Costa, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação Municipal, e do Serviço Social do Comércio (Sesc)- Garanhuns.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.
4º edição do Filig foi lançada durante o FIG 2018

Post navigation


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *