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No dia 31 de março vai ser comemorado o Dia da Saúde e Nutrição, conforme definido pelo calendário oficial do Ministério da Saúde. A data chamou atenção para a prática da boa alimentação e sugere uma reflexão sobre como são feitas as escolhas dos alimentos para as refeições diárias.

Esta data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.

Se antes o foco desta data era com relação à alimentação equilibrada, variada e colorida, agora ela passa a dar mais importância para a comida do lar e a volta das preparações simples, baseadas em alimentos in natura, como explica a nutricionista do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais (NEMS/MG), Ana Célia Pedrosa Thomaz: “Hoje as pessoas passam muito tempo fora de casa e cada vez mais comem fora. Esta data, desde o ano passado, passa a dar mais importância à comida do lar, de voltar às preparações simples, como o arroz com feijão, o guisadinho de verdura, a salada e uma carne.”, diz.

Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.

A técnica de enfermagem e nutrição do NEMS/MG, Zaine Estrela, associa o crescente consumo de alimentos processados ao estilo de vida das pessoas. “Hoje muitas pessoas moram sozinhas. As pessoas estão mais livres, se divorciam ou às vezes não se casam. Elas muitas vezes dão preferência ou necessitam de algo prático, mas acabam não se lembrando da importância nutricional dos alimentos.”

Ana Célia ressalta ainda o papel das frutas, alimentos ‘in natura’, como a banana, a laranja, o mamão e a maçã, por exemplo, na alimentação diária e alerta para que as pessoas fujam dos alimentos muito industrializados.

Uma dica para uma melhor nutrição é consumir menos alimentos processados e passar a ingerir mais produtos naturais e frescos.

A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes.

Atividades para o Dia da Saúde e Nutrição

  • Montar um calendário de refeições saudáveis;
  • Fazer atividades físicas;
  • Fazer ou participar de palestras sobre alimentação saudável;
  • Criar uma receita com produtos naturais e frescos.

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Dia da Saúde e Nutrição lembra prática da boa alimentação diária

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